Atividade e Saúde

Este fórum foi criado com a finalidade de orientar seus usuários sobre a pratica de exercícios físicos tomando todos os cuidados com sua saúde e orientando também sobre a escolha do suplemento alimentar ideal para o seu caso.

Últimos assuntos

» Dúvidas - Aumento de massa muscular e perda de peso
Ter 10 Fev 2015, 21:34 por M&M

» UNICAMP comprova segurança de suplementos alimentares
Sab 16 Fev 2013, 23:26 por Mac_Garen

» Melhor termogênico e qual melhr suplemento pra inxa??
Sab 28 Nov 2009, 21:18 por Wujafa

» ql o jeito mais rapido pra definir o abdomem?
Qui 24 Set 2009, 18:49 por Admin2

» SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Dom 20 Set 2009, 20:26 por Miro Fle

» Proteína , voce sabe consumir?
Qui 17 Set 2009, 23:40 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Ter 15 Set 2009, 11:13 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Ter 15 Set 2009, 11:12 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Ter 15 Set 2009, 11:11 por Admin2

Navegação


    Musculação pode ajudar a reduzir pressão arterial

    Compartilhe
    avatar
    Admin
    Admin

    Mensagens : 21
    Pontos : 77
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 02/09/2009

    Musculação pode ajudar a reduzir pressão arterial

    Mensagem por Admin em Seg 07 Set 2009, 22:51

    Embora alguns médicos acreditem que atividades aeróbicas sejam mais adequadas para hipertensos, pesquisas feitas nos últimos anos concluíram que a musculação pode ajudar a reduzir a pressão arterial.

    Uma análise de 11 exames clínicos -que compararam 182 adultos praticantes de musculação várias vezes por semana e 138 não praticantes-, publicada no periódico "Hypertension", observou que a musculação diminuiu a pressão sanguínea sistólica em até 2% e a diastólica em cerca de 4%.

    Outro relatório da American Heart Association revelou que duas ou três sessões de levantamento de peso por semana com exercícios de flexões e pressões são suficientes para diminuir a pressão arterial.

    "A musculação pode trazer dois tipos de benefício", diz o ortopedista Samir Salim Daher, pesquisador em medicina esportiva do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual).

    Segundo ele, a atividade desenvolve os músculos, que passam a necessitar de menos oxigênio para manter suas células. O resultado se reflete no coração, que precisa trabalhar menos. Além disso, o praticante da musculação -assim como adeptos de outras atividades físicas- torna-se mais ativo.

    No entanto, para o cardiologista Carlos Alberto Machado, diretor do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia, a prática tem resultados limitados e controversos em hipertensos. "A musculação reduz a pressão arterial, mas o problema com os exercícios anaeróbicos é que o oxigênio fornecido durante a atividade é menor do que o necessário. Por isso, precisam de supervisão", afirma.

    A bibliotecária Elisabeth Franco Biondo, 52, descobriu que é hipertensa há 15 anos. Na ocasião, o cardiologista sugeriu a ela que fizesse caminhadas, mas, depois que seu ginecologista indicou a musculação para prevenir a osteoporose, Elisabeth optou pela modalidade. Mesmo tomando medicamentos de controle diariamente, pratica musculação há dez anos, três vezes por semana.

    Segundo Samir Salim Daher, quando as avaliações físicas são feitas adequadamente, a musculação não traz risco para hipertensos. O teste realizado quando o aluno procura a academia identifica o limite cardiovascular máximo em que uma pessoa pode se exercitar. A partir disso, trabalha-se entre 60% a 70% dentro desse intervalo. "Portanto, existe um limite de segurança", afirma.

    "Quem tem hipertensão deve fazer um programa de atividade física da mesma maneira que o resto da população. A restrição que ele sofrerá é a mesma: não passar do seu limite", completa Daher.

    Para Machado, o mais importante é que o hipertenso faça exercícios regularmente.


    _________________

    Suplementos Alimentares - CorpoPerfeito.com.br

      Data/hora atual: Sex 17 Nov 2017, 23:46