Atividade e Saúde

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Atividade e Saúde

Este fórum foi criado com a finalidade de orientar seus usuários sobre a pratica de exercícios físicos tomando todos os cuidados com sua saúde e orientando também sobre a escolha do suplemento alimentar ideal para o seu caso.

Últimos assuntos

» Dúvidas - Aumento de massa muscular e perda de peso
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyTer 10 Fev 2015, 21:34 por M&M

» UNICAMP comprova segurança de suplementos alimentares
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptySáb 16 Fev 2013, 23:26 por Mac_Garen

» Melhor termogênico e qual melhr suplemento pra inxa??
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptySáb 28 Nov 2009, 21:18 por Wujafa

» ql o jeito mais rapido pra definir o abdomem?
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyQui 24 Set 2009, 18:49 por Admin2

» SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyDom 20 Set 2009, 20:26 por Miro Fle

» Proteína , voce sabe consumir?
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyQui 17 Set 2009, 23:40 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyTer 15 Set 2009, 11:13 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyTer 15 Set 2009, 11:12 por Admin2

» Fiquem à vontade para criar tópicos
Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes EmptyTer 15 Set 2009, 11:11 por Admin2

Navegação


    Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 21
    Pontos : 77
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 02/09/2009

    Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes Empty Creatina e exercícios físicos melhoram função renal de pacientes

    Mensagem por Admin Sáb 05 Set 2009, 13:40

    Uma pesquisa da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP constatou que a função renal de diabéticos do tipo 2 ficou mais eficiente durante a prática regular de exercícios físicos quando associada ao suplemento alimentar creatina. O trabalho acompanhou 60 homens e mulheres, entre 25 e 35 anos, com diabetes do tipo 2.

    Sob a orientação do professor Antonio Herbert Lancha Junior, a tese de doutorado, Efeitos da suplementação de creatina e treinamento aeróbio no controle metabólico e função renal de diabéticos do tipo 2, de autoria de Bruno Gualano, teve origem no projeto de iniciação científica realizado de 2003 a 2006, época em que os pesquisadores investigaram os efeitos da suplementação de creatina na sensibilidade à insulina em cerca de 20 voluntários saudáveis e sedentários submetidos a treinamento aeróbio.

    Benefícios da creatina

    De acordo com Lancha Júnior, a creatina ajuda a fornecer a energia responsável pelo movimento dos nossos músculos porque, uma vez incorporada ao músculo, constitui em fonte rápida de energia. "A creatina fosfato é quebrada em creatina livre e fosfato inorgânica após o exercício físico dos músculos.

    Em humanos, geralmente metade da creatina armazenada é originada dos alimentos, principalmente das carnes vermelhas e brancas também, como a do peixe", explica. "A sua concentração é equilibrada pelos rins, e logo após ela é eliminada pela urina como creatinina", diz o professor.

    A maioria das pessoas consome cerca de um grama de creatina por dia, proveniente da alimentação habitual. Em 2005, a venda de creatina, sob a forma de suplemento alimentar, foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em todo o Brasil. Na pesquisa, os especialistas estudaram a dose de 10 gramas por dia, durante quatro meses. Após este período, todos os participantes tiveram sua função renal avaliada e não apresentaram qualquer alteração.

    Metabolismo da glicose

    Segundo dados do site da Sociedade Brasileira de Diabetes (www.diabetes.org.br), o diabetes do tipo 2 possui um fator hereditário maior do que no tipo 1, sendo uma de suas peculiaridades, a contínua produção de insulina pelo pâncreas. O problema está na incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Por muitas razões, suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sangüínea. Esta é uma anomalia chamada de "resistência insulínica".

    Neste estudo, o que se verificou foi que a função renal foi melhorada durante a prática de exercício físico. A atividade física empregada foi a caminhada ou a corrida, praticadas 3 vezes por semana durante quatro meses.

    Melhoria da função renal

    Para verificação do impacto do exercício, os voluntários foram divididos em dois grupos: o que fez atividade física e tomou o suplemento e o que fez atividade física e tomou placebo. "Identificamos parâmetros até 20% melhores na função renal dos pacientes que fizeram exercícios", afirma Lancha Júnior. "O rim dessas pessoas foi menos sobrecarregado, contribuindo para a melhora de sua qualidade de vida."

    A tese de doutorado de Bruno Gualano deverá ser defendida no início do próximo ano. O professor Lancha Júnior enfatiza que a linha de investigação da pesquisa não se vincula a uma única especialidade ou área do conhecimento. "Trata-se de um trabalho multiprofissional que envolve médicos, nutricionistas e profissionais de educação física", informa.

      Data/hora atual: Qui 28 Mar 2024, 08:28